O Congresso da SPDMov organiza sessões científicas onde poderão ser apresentados trabalhos de investigação em ciência básica e de investigação clínica, sob a forma de “Comunicação Oral” e “Cartaz”. Existe ainda uma sessão para apresentação de casos clínicos – “Caso Clínico-Vídeo”. A candidatura faz-se através da submissão de um resumo, elaborado segundo regras universais (ver abaixo).
Para “Comunicação Oral” e “Cartaz” recomendam-se séries clínicas, investigação básica ou laboratorial, e/ou casos clínicos singulares. Para comunicação “Caso Clínico-Vídeo” são recomendados casos clínicos com fenomenologia neurológica de movimentos involuntários e/ou diagnóstico diferencial particular que suscitem discussão clínica oral entre os pares.
A SPMOV garante a publicação do resumo das comunicações, no livro de resumos e na Revista Sinapse (revista oficial da Sociedade Portuguesa de Neurologia), dos trabalhos cujos resumos tenham obtido pareceres favoráveis de peritos independentes.
A forma (“comunicação oral” ou “cartaz”) e a ordem de apresentação será escolhida pela Direcção da SPDMov, de acordo opções e critérios de programação, independentemente do presumível valor relativo dos trabalhos.
I. Procedimento para candidatura
1. Envio
- Os resumos deverão ser remetidos por correio electrónico, em documentos anexos (attached files) Microsoft Word™ para o endereço de correio electrónico spdmov@gmail.com;
- Os autores com dois ou mais trabalhos, deverão enviar um “e-mail” para cada resumo;
- Não serão aceites resumos por outros meios;
- O ficheiro com apresentação oral e/ou vídeo deverá entregue no secretariado da reunião até 60 min antes do início da comunicação.
2. Notificação
- Os autores serão notificados da recepção, até três dias após o fim do prazo de envio, por correio electrónico;
- A impressão do “e-mail” de notificação servirá de prova;
- Ultrapassados os três dias, na eventual ausência de notificação, os autores devem contatar a SPDMOV.
3. Avaliação e Revisão
- Os trabalhos serão avaliados por peritos sem ligações às instituições promotoras do trabalho;
- Os revisores não serão informados dos nomes e instituições dos autores (e vice-versa);
- Será feita Avaliação e Revisão, expressa em:
i. “Aceitação e publicação do resumo”;
ii. “Críticas e sugestões para melhoria do resumo”;
iii. “Rejeição, sem recurso”.
II. Normas para Elaboração de Resumos
O resumo será apresentado em texto livre, com a estrutura definida para os resumos candidatos às reuniões da SPDMOV, com os seguintes tópicos:
1. Título do trabalho
O título será claro e informativo, representativo do conteúdo do trabalho e captando a atenção do leitor. Não terá iniciais ou siglas, nem excederá vinte palavras. Para as comunicações de “Caso clínico – Vídeo” são aceites e recomendadas descrições generalistas fenomenológicas (eg., “Síndroma parkinsónico com distonia mioclónica”).
2. Autores
Deverá incluir o nome próprio e apelido de todos, sem-iniciais ou títulos académicos. Como critérios de autoria, a SPDMOV recomenda contribuições substanciais para:
- concepção e desenho, ou aquisição de dados, ou análise e interpretação de dados;
- redação ou revisão crítica de uma parte importante do seu conteúdo intelectual;
- responsabilidade pela aprovação da versão final.
3. Afiliações (designação, cidade)
Citação das instituições diretamente envolvidas no trabalho atual. A inclusão e compromisso do nome das instituições é da responsabilidade dos autores. A correlação entre autores e instituições faz-se através de algarismos, sem parêntesis (com efeito superior à linha para os autores).
4. Endereço postal
O endereço postal deverá ser completo, pessoal ou institucional.
5. Endereço de correio electrónico
O endereço electrónico deverá ser estável (pessoal ou institucional).
6. Telefone
Deverão ser indicados dois contactos telefónicos; pelo menos um deles, será um número de telemóvel. Estes dados não serão divulgados.
7. Corpo estrutura do de Comunicação oral ou cartaz de Investigação em Ciências Básicas ou Estudo Clínico
- O corpo estrutura do resumo terá um limite máximo de 300 palavras;
- A redação deverá obedecer às normas do ICMJE (http://www.icmje.org). Siglas muito comuns em neurologia poderão usar-se sem explicitação (DPI, LCR, RM cerebral, etc);
- Não são incluídas tabelas, gráficos, palavras-chave, figuras ou bibliografia;
- O corpo do resumo deverá apresentar uma estrutura mínima obrigatória e deverá ser escrito em parágrafos sucessivos, não numerados e sem linhas de intervalo: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados e Conclusões.
8. Corpo estruturado de Caso Clínico – vídeo
8.1. resumo para publicação no livro de resumos do congresso
- O corpo estruturado do resumo terá um limite máximo de150 palavras;
- A redação deverá obedecer às normas do ICMJE (http://www.icmje.org). Siglas muito comuns em neurologia poderão usar-se sem explicitação (DPI, LCR, RM cerebral, etc);
- Não são incluídas tabelas, gráficos, palavras-chave, figuras ou bibliografia;
- Não é obrigatório estrutura mínima de corpo do resumo, sendo aconselhado descrição sumária de história clínica, fenomenologia de movimentos involuntários, investigação complementar realizada e hipóteses de diagnóstico;
- De forma a facilitar a discussão o diagnóstico final deve ser omitido neste resumo.
8.2. resumo para publicação na revista SINAPSE
- Se os autores pretenderem a publicação do resumo na revista Sinapse deverão enviar adicionalmente um resumo estruturado como descrito no ponto 7.