O QUE SÃO DOENÇAS DO MOVIMENTO?

As doenças do movimento consistem num conjunto de doenças neurológicas que se manifestam por alterações do movimento do corpo, não sendo causadas por defeito de força. Caracterizam-se por lentidão ou pobreza de movimentos (hipocinésia); por movimentos involuntários exagerados (hipercinésia), como tremor, distonia, coreia, estereotipias, atetose, balismo, tiques, mioclonias ou acatísia; ou por incoordenação dos movimentos, sendo que diferentes manifestações coexistem frequentemente numa mesma doença.

Entre as doenças do movimento mais frequentes encontram-se a doença de Parkinson, afetando cerca de 1-2% das pessoas após os 65 anos de idade e o Tremor Essencial. Na sua globalidade, as doenças do movimento são relativamente raras dentro das doenças neurológicas, estimando-se uma prevalência inferior a 1% da população para a maior parte destas. Embora raras, no seu conjunto representam um grupo de doenças relativamente frequente e associado a incapacidade significativa, pelo que a perícia em doenças do Movimento é essencial para o acompanhamento dos doentes e suas famílias.

Adicionalmente à presença de alteração dos movimentos, os doentes podem manifestar outros importantes sintomas ou sinais, como sintomas não motores, alteração da sensibilidade ou alterações  da força, entre outros. Entre os sintomas não motores destacam-se as alterações do humor (como a ansiedade ou depressão), alterações cognitivas (como alteração da memória), alterações do comportamento, psicose, disautonomia (como obstipação, sintomas urinários ou tensão arterial baixa ao levante) ou alterações do sono, também com importante impacto na qualidade de vida do doente.

A Sociedade Portuguesa de doenças do Movimento procurou disponibilizar informação mais pormenorizada e especifica das doenças do Movimento mais frequentes nos separadores seguintes. A compreensão da doença e seus tratamentos disponíveis são essenciais a um bom acompanhamento do doente, sendo que sugerimos aos doentes e suas famílias a procura de informação adicional junto do seu médico neurologista assistente e o contacto com Associações de doentes para a sua doença, igualmente disponibilizado no nosso site.