
O projeto Movimento.Luso é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) que tem como objetivo estender a promoção da formação e da investigação científica nas doenças do movimento a toda a comunidade de profissionais de saúde e investigadores de países, regiões e territórios lusófonos, criando uma plataforma de facilitação de diálogo e de cooperação para a partilha de conhecimento e de experiências em doenças do movimento.
O Movimento.Luso é uma rede de profissionais de saúde com interesse em doenças do movimento e que têm em comum a língua portuguesa. Conta atualmente com 72 colaboradores, maioritariamente neurologistas, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O Movimento.Luso pretende desenvolver as três seguintes ações:
– Promover oportunidades educativas através da organização de seminários formativos e da participação em congressos, cursos e reuniões promovidos pelas sociedades nacionais;
– Divulgar e facilutar o acesso a bolsas para financiamento de cursos locais e intercâmbios de profissionais;
– Criar oportunidades para discussão de casos clínicos, através da organização de reuniões para esse efeito e da adesão ao programa Asynchronous Consultations for Movement Disorders, da Movement Disorders Society.
Gostaríamos de convidar todos os colegas com interesse na área das doenças do movimento a aderirem a esta iniciativa. Cada um pode participar da forma que preferir:
- Partilhando cursos educativos onde este projeto se possa enquadrar,
- Sugerindo ideias para desenvolver no âmbito do Movimento.Luso,
- Voluntariando-se para a discussão de casos clínicos.
Qualquer que seja a sua participação, ela enriquecerá a partilha de conhecimento e fortalecerá o projeto.
Para se envolver, pedimos que envie um e-mail para movimento.luso.neuro@gmail.com, indicando o nome, local de trabalho e profissão. O convite é alargado a neurologistas, neuropediatras e outros profissionais de saúde que se dediquem a esta área da neurologia.