Movimento.Luso

Notícia de divulgação do Movimento.Luso
A Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) está a criar uma rede internacional de neurologistas e outros profissionais de saúde com interesse na área das doenças do movimento e que tenham em comum a língua portuguesa. A este projeto deu-se o nome de Movimento.Luso e está a ser coordenado pela Sociedade Portuguesa de doenças do Movimento.
Contamos já com a disponibilidade e o entusiasmo de 34 neurologistas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Goa e Timor Leste. Fazem também parte do projeto colegas internistas e de medicina geral e familiar de São Tomé e Príncipe.
No passado dia 11 de fevereiro teve lugar a 1ª reunião desta iniciativa, onde foram definidos os principais objetivos do projeto Movimento.Luso: (1) colaboração entre profissionais que falem a língua portuguesa de diversos países, regiões ou territórios, (2) promoção de oportunidades educativas através de ações de formação (online ou presenciais) e de intercâmbios clínicos ou científicos na área das doenças do movimento, (3) partilha de conhecimento e discussão de casos clínicos e (4) valorização da língua portuguesa no ensino das doenças do movimento, facilitando o acesso à formação de diversos profissionais de saúde.
Este projeto pretende ainda fomentar candidaturas a bolsas de formação ou investigação para financiamento de intercâmbios entre países de língua portuguesa.
A próxima edição do Congresso da SPDMov, que irá decorrer nos próximos dias 17 e 18 de março de 2023, terá um formato presencial e online acessível a todos os elementos integrantes do Movimento.Luso, sendo uma oportunidade para que todos os que não estejam em Portugal possam participar ativamente no congresso. Neste sentido, esta será uma edição histórica para a SPDMov.
Aproveitamos para fazer um convite a todos os colegas com interesse na área das doenças do movimento a aderirem ao projeto. Se tiverem vontade em participar, pedimos que enviem um e-mail para spdmov@gmail.com, indicando o nome, local de trabalho e profissão. O convite é alargado a neurologistas, neuropediatras e outros profissionais de saúde que se dediquem a esta área da neurologia.
Daniela Pimenta Silva

Leave a Comment